O município de Mauriti foi certificado como "Município Protetor das Crianças" pela execução do Programa ACT - Para educar crianças em ambientes seguros. O Ceará é o primeiro estado brasileiro a implantar programa de educação de crianças em ambientes seguros em mais 21 municípios simultaneamente e Mauriti é um deles. O programa é desenvolvido pela Associação de Psicologia Americana e foi trazido para o Brasil em 2012.
Segundo a secretária Cláudia Fernanda, o programa ACT é uma tecnologia social que auxilia as mães na convivência familiar, no desenvolvimento infantil. Aqui, no Ceará, o Governo do Estado já oferta todo o conhecimento já adquirido com o Mais Infância Ceará como base para o ACT.
"O ACT envolve a realização de nove encontros em grupos com famílias de crianças na primeira infância (0 a 6 anos). É baseado em pesquisas que auxiliam os pais na construção de famílias mais sólidas. A estratégia pode ser incorporada em programas e serviços existentes nas diferentes áreas relacionadas à primeira infância. No âmbito da Assistência Social, é voltada para o atendimento e acompanhamento das famílias", destacou a