A Prefeitura Municipal de Mauriti, por meio das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação estão desenvolvendo ações ao longo da semana da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, e realizaram hoje, 18 de maio, palestra de conscientização com a psicóloga Larissa Nóbrega, com o tema da Campanha.
Estiveram presentes representando o prefeito municipal, o chefe de gabinete Teófilo Neto, as secretárias Claudia Fernanda, Evânia Furtado, a subsecretária de educação, Adriana, a procuradora do município Yanne Martins, a articuladora do Selo UNICEF, Silvia Maranhão, o conselheiro tutelar Philipe, e a presidente do CMDCA, Ligianne Gonçalves.
A presidente do CMDCA abriu os trabalhos explanando que diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. "Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não têm a percepção do que é o abuso sexual", disse Ligianne.
A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês), e em todas as classes sociais, podendo ser de várias formas, como: abuso sexual: a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual;
exploração sexual: usar crianças e adolescentes com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.
Assim que for identificada a violência sexual, antes mesmo de conversar com a vítima, é importante entrar em contato com profissional que possa colaborar e dar o encaminhamento correto de acordo com o caso, conforme a Lei nº. 13.431/2017.
Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana.